Aberta para toda a população, a reunião acontece no dia 13, às 15 horas, na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra.
No mês dedicado aos recursos hídricos, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba realiza sua primeira reunião ordinária. Marcada paro o 13 de março, às 15h, na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra (241,3 km de Cuiabá), o encontro pretende debater temas como o projeto “Água para o Futuro” e os encaminhamentos para o processo eleitoral de novos membros do Comitê.
Além das pautas técnicas, os presentes vão participar de uma oficina sobre governança das águas, conduzida pela mestranda da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Letícia Auxiliadora da Silva Dinoel, e pela orientadora, Daniela Maimoni de Figueredo.
Segundo o secretário do Comitê, Lauro Soccoloski, a participação dos membros e da comunidade em geral é indispensável para uma discussão mais amplas sobre temas importantes para a conservação das águas da bacia.
“É importante a participação, pois na reunião será discutido e elaborado o Plano de Trabalho Anual do CBH. Além disso, outros assuntos devem ser debatidos na reunião, como o Processo Eleitoral para o triênio 2020-2023. Estamos planejando o processo com início previsto para a segunda quinzena de março, tendo a posse dos membros e eleição da nova diretoria em maio, mas podem haver alterações definidas na reunião”, afirma o Lauro.
Ainda durante o encontro, o Comitê vai abrir espaço para o projeto “Água para o Futuro”, apresentado pelo Prof. Dr. Ibraim Fantin, do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (FAET/UFMT).
A iniciativa proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-MT), juntamente com o Instituto Ação Verde e a UFMT, vai contar com o apoio do CBH Sepotuba para identificar, caracterizar, monitorar, preservar e recuperar as nascentes urbanas de Tangará da Serra.
Após a apresentação do projeto, está prevista uma segunda reunião, no dia 24 de março, no auditório da Promotoria de Justiça do município, com a presença do promotor de Justiça Marcelo Vachiano, para debater as demais pautas da iniciativa.
É válido ressaltar que todas as reuniões ordinárias do Comitê são abertas para participação da população.
CONHEÇA O CBH SEPOTUBA
Sendo o segundo Comitê instituído em Mato Grosso, o CBH Sepotuba começou suas atividades em 2010, ano em que foram empossados os primeiros membros. Tendo como foco a implantação de políticas para a utilização consciente dos recursos hídricos da região, o CBH se apresenta como um espaço democrático para a discussão sobre tudo o que envolve a bacia do rio Sepotuba. Atualmente, a organização abrange os municípios de Cáceres, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Nova Marilândia, Santo Afonso e Tangará da Serra, cidade onde se instala a sede do Comitê. Além do CBH Sepotuba, existem no estado outros nove Comitês em atividade.
Comments