
Salto do Céu
Com uma área de 1.753,378 km² e 3.679 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município tem seu território composto 87% pelo bioma amazônico e 13% pelo bioma Cerrado. Localizado no sudoeste mato-grossense, na microrregião de Jauru, está a 357 km da capital do Estado, Cuiabá.
Salto do Céu faz divisa com os municípios de Barra do Bugres, Lambari d'Oeste, Reserva do Cabaçal e Rio Branco. Está inserido na Grande Bacia Hidrográfica do Prata, e tem as cachoeiras Salto das Nuvens, Salto das Estrelas e a Cachoeira do Rio Juba como principais atrativos turísticos da região.
O setor primário está na base das atividades econômicas desenvolvidas em Salto do Céu, com o cultivo do arroz, do milho e do feijão nas pequenas propriedades agrícolas do município. A pecuária é outra atividade fundamental, nos sistemas de cria, recria, corte e leiteiro.
Apresenta 0,84% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 69,36% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 3,2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
Em Salto do Céu (MT), 54,9% da população recebe água potável por Rede Geral de Distribuição, geralmente vinculada a serviços públicos de abastecimento, enquanto 19,2% dos habitantes utilizam poço artesiano. Cerca de 2% tem acesso a água através de poço freático ou cacimba.
O município não conta com serviço de coleta e tratamento de esgoto. 94,9% do total de habitantes afasta seus esgotos utilizando fossa rudimentar, ou buraco, enquanto que aproximadamente 4,1% possui fossa séptica individual (IBGE, Censo 2022).
