top of page

Nova Marilândia

Com uma área de 1.905,744 km² e 3.529 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município de Nova Marilândia está inserido por completo no bioma Amazônico. Localizado no centro-sul mato-grossense, na microrregião de Alto Paraguai, está a 261km da capital do Estado, Cuiabá.

Nova Marilândia faz divisa com os municípios de Arenápolis, Santo Afonso, Nortelândia, Diamantino, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. A região é abundante em cursos d’água, dentre os quais destacam-se o Rio Maracanã, Rio das Tocas, Rio Sepotubinha e Rio Sepotuba. Junto ao perímetro urbano do município encontram-se o ribeirão São Francisco de Paula, ribeirão Maria Joana, córrego Pau Grosso e córrego da Saudade.

A base econômica do município de Nova Marilândia é composta principalmente pela pecuária de cria e recria. A agricultura se apresenta em caráter de subsistência, destacando-se as culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e cana-de-açúcar. O extrativismo mineral de diamantes, a avicultura, a produção de Biodisel e a agricultura familiar complementam as atividades econômicas do município.

A captação de água em Nova Marilândia é feita por quatro poços distribuídos na zona urbana, de modo a atender toda a população. A cidade está assentada sobre o Sistema Aquífero Parecis, que na região é formado pelos aquíferos Salto das Nuvens e Utiariti. 74,33% da população recebe água potável por Rede Geral de Distribuição, 19,91% utiliza poço profundo ou artesiano e cerca de 2% tem acesso a água através de poço raso, freático ou cacimba.

O município tem como responsável pela prestação de serviço o DAEN (Departamento de Água e Esgoto de Nova Marilândia). No entanto, não há rede coletora de esgoto (sistema separador absoluto). Existe somente o sistema de disposição do esgoto sanitário individual caracterizado como: fossas sépticas e sumidouros, fossas negras ou rudimentares, escoamento a céu aberto. Do total de habitantes, 71,46% afastam seus esgotos utilizando fossa séptica ou fossa filtro individuais, e mais de 27% utilizam fossa rudimentar ou buraco (PMSB 2017).

bottom of page