
Barra do Bugres
Com uma área de 5.976,865 km² e 29.403 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município tem seu território composto 70% pelo bioma amazônico e 30% pelo bioma Cerrado. Localizado no sudoeste mato-grossense, na microrregião de Tangará da Serra, está a 164 km da capital do Estado, Cuiabá.
Barra do Bugres faz divisa com os municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia, Denise, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Porto Estrela, Cáceres, Lambari d'Oeste, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Araputanga, Jauru e Vale de São Domingos. A principal atração turística no município é o Festival Internacional de Pesca, realizado anualmente no mês de junho.
O município conta com uma rica malha hidrográfica, composta por rios e córregos que pertencem à bacia hidrográfica do Paraguai. Enquanto a sede urbana está localizada na confluência do Rio Paraguai e Rio Bugres, o restante do território é banhado ainda pelos Rios Pari, Sangue, Branco e Bracinho, além dos córregos Raizama, Vermelho, córrego dos Tigres, Riozinho, Pimenta e Criminoso, entre outros.
O agronegócio constitui a base das atividades econômicas desenvolvidas em Barra do Bugres, com destaque para a indústria sucroalcooleira e a bovinocultura de corte. O município conta com uma usina de álcool, biodiesel e açúcar, a Barralcool, que também produz eletricidade através do bagaço de cana, o abatedouro Vale do Bugres, com capacidade de abate para 400 reses/dia, e o frigorífico Barra.
Complementam as atividades econômicas do município indústrias de ração animal, madeira, indústria moveleira, serrarias, o beneficiamento de arroz, gráfica, metalúrgica, serralherias, e indústria cerâmica (tijolos, lajotas e telhas).
O sistema de abastecimento de água da zona urbana é composto por uma captação superficial (flutuador) no Rio Bugres, e o município conta com mais três sistema de abastecimento de água localizados no distrito de Assari e nos povoamentos de Currupira e Nova Fernandópolis, cuja gestão é feita pelo Departamento de Águas e Esgoto do município (DAE).
Cerca de 22,5% da população da sede urbana de Barra do Bugres é atendida pela rede coletora do sistema de esgotamento sanitário existente. O restante da população não atendida pelo sistema público, do distrito de Assari, dos povoados, assentamentos, comunidades e propriedades rurais dispersas destinam seus esgotos individualmente para infiltração direto no solo (fossa rudimentar ou fossa absorvente), de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico (2017).
É de responsabilidade do DAE o gerenciamento do sistema de esgotamento sanitário da sede urbana. O sistema existente encontra-se em estado precário e inoperante, não sendo realizado a manutenção das estruturas e controle da qualidade do efluente coletado. Em relação a situação encontrada na área rural, a prefeitura ainda não possui projetos e programas para melhoria da destinação dada aos esgotos sanitários (PMSB, 2017).

Festival Internacional de Pesca em Barra do Bugres - MT
